Cactos e Suculentas

 

Jardins do Deserto

O nosso grupo, cujos membros são a Cláudia, a Sofia, o André, a Ana e a Joana, está encarregue de cuidar dos cactos e das suculentas e de personalizar o seu habitat.

Durante o primeiro período estivemos a propagar, envasar e cuidar das plantas. Como o material necessário para prosseguirmos com o projecto não estava ainda disponível (madeiras, pedras e tintas), ocupámo-nos também a ajudar outros grupos (nomeadamente os grupos do exterior da estufa).

            O empreendimento do jardim dos cactos foi a nossa principal tarefa durante o segundo período. Este processou-se da seguinte forma:

·        Elaboração de um esboço do projecto;

·        Pintura das madeiras;

·        Construção de uma caixa de madeira, com a ajuda do João Valada do 9ºA, que serviu para pregar a uma mesa;

·        Concretização de experiencias com a disposição das pedras e dos cactos;

·        Transplantação de cactos que se encontravam em vasos desadequados para o seu tamanho, de modo a facilitar a sua anexação no jardim;

·        Construção do jardim (com a ajuda de alguns colegas, sim porque nos “jardins de Vidro” a solidariedade e a cooperação são as palavras-chave para o sucesso do projecto);

 

No terceiro período tencionamos virar as nossas atenções para as plantas suculentas e dinamizar o seu espaço.

E é desta forma que damos o nosso contributo para o renascer da estufa. No fundo, olhamos para aquela “casinha transparente” e vemos, não só um projecto abraçado desde cedo por todos, mas também um sítio onde nos sentimos sempre em casa.